Milhares de brasileiros estão cada vez mais próximos de pedir sua aposentadoria ao INSS. E quanto mais próximo chega, mais dúvidas surgem…

Abaixo preparei algumas dicas para você se planejar para a aposentadoria.

 

1ª Dica – ORGANIZAR DOCUMENTOS PESSOAS? RG, CPF, CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO

 

  • RG – DEVE TER NO MÁXIMO 10 ANOS  DA DATA ATUAL; SE CASOU OU HOUVE MODIFICAÇÃO NO NOME TIRAR DOCUMENTO NOVO COM OS DADOS ATUAIS.

 

  • CPF- VER SE ESTÃO TODOS OS DADOS CORRETOS NA RECEITA FEDERAL;

 

  • CERTIDÃO CIVIL – VER SE O DOCUMENTO ESTÁ ÍNTEGRO, NOME DE CASADA, NOME DE SOLTEIRA, NOME DE DIVORCIADO -SE HOUVE MUDANÇA NO NOME EMITIR SEGUNDA VIA E RETIFICAR TODOS OS DOCUMENTOS CONFORME ESTE DOCUMENTO.

Se você tem dúvidas quanto ao pedido de aposentadoria é melhor buscar ajuda profissional. Trabalhamos com assessoria de aposentadoria do INSS, nosso whatsapp (85) 981856157.

 

2ª Dica– BUSCAR DOCUMENTOS QUE COMPROVEM TODOS OS VÍNCULOS TRABALHISTAS QUE VC JÁ TRABALHOU EM SUA VIDA:

CARTEIRA DE TRABALHO – SE HOUVER PERDIDO BUSCAR OUTROS DOCUMENTOS;

VÍNCULOS DE PREFEITURAS – BUSCAR DOCUMENTOS JUNTO AO SETOR DE RECURSOS HUMANOS DAS PREFEITURA (CONTRATADO);

SE FOI CONCURSADO E DESEJA TRAZER O TEMPO PARA O INSS O DOCUMENTO É CTC.

SE HOUVE PERÍODOS RURAIS- BUSCAR PROVAS RURAIS, DOCUMENTO DAS TERRAS TRABLHADAS, PREENCHER A AUTODECLARAÇÃO DO SEGURADO ESPECIAL.

SE HOUVE TEMPO MILITAR -BUSCAR CTC OU DOCUMNTO QUE COMPROVE O PERÍODO TRABALHADO.

SE HOUVE PERÍODO ESPECIAL: PERÍODO DE ATIVIDADE INSALUBRE, RUÍDO, AGENTES BIOLÓGICOS OU OUTROS, USO DE ARMA DE FOGO – VC VAI TER QUE APRESENTAR PPP OU DOCUMENTO QUE INDIQUE QUE A ATIVIDADE FOI REALIZADA EM CONDIÇÃO ESPECIAL E AS VEZES HÁ UMA DEMORA PARA SE CONSEGUIR ESTE DOCUMENTO.(LTCAT).

 

3ª Dica- BUSCAR SABER TODOS OS REQUISITOS DA APOSENTADORIA QUE PRETENDE SOLICITAR JUNTO AO INSS.

  • APOSENTADORIA POR IDADE
  • APOSENTADORIA POR TC
  • APOSENTADORIA ESPECIAL
  • APOSENTADORIA DA PESSOA COM DEF.
  • APOSENTADORIA PROGRAMADA

Se você tem medo de seu benefício ser negado, é melhor buscar ajuda profissional. Trabalhamos com assessoria de aposentadoria do INSS, nosso whatsapp (85) 981856157.

4ª Dica- DIGITALIZAR TODOS OS DOCUMENTOS DE FORMA LEGÍVEL E CLARA, VERIFICAR SE TODOS OS ARQUIVOS ESTÃO ÍNTEGROS, SE NÃO HÁ PARTES CORTADAS DO DOCUMENTO NO ARQUIVO.

5ª Dica – SOLICITAR O BENEFÍCIO NA DATA CORRETA, RESPONDER TODAS AS PERGUNTAS DO MEU INSS DE FORMA CORRETA, AQUI NO CANAL TEM VÍDEO EXPLICANDO SOBRE CADA UM DOS BENEFÍCIOS. ESTA ETAPA É MUITO IMPORTANTE, ANEXAR TODOS OS ARQUIVOS DE FORMA CORRETA. CONCLUIR O REQUERIMENTO COMPLETAMENTE ATÉ APARECER A CONCLUSÃO NA TELA.

 

6ª Dica –  ACOMPANHAR O REQUERIMENTO NO MEU INSS. PODE SER QUE O INSS PEÇA MAIS DOCUMENTOS. CARTA DE EXIGÊNCIA- NESTE CASO DEVE APRESENTAR TODOS OS DOCUMENTOS SOLICITADOS PARA QUE O BENEFÍCIO TENHA MAIS CHANCE DE SER CONCEDIDO. SE O INSS SOLICITA DOCUMENTOS QUE JÁ HÁ NO PROCESSO, DIGITALIZA NOVAMENTE E APRESENTA NOVAMENTE NO MEU INSS.

 

7ª Dica – COMEMORAR!!! OU SE O PEDIDO ESTIVER SIDO INDEFERIDO(NEGADO) PROCURAR FAZER O RECURSO OU AJUDA PROFISSIONAL ESPECIALIZADA.

 

Espero ter ajudado! E até mais!

 

 

Sobre o Autor

Lívia Oliveira
Lívia Oliveira

Servidora Pública do INSS desde 2013. Já analisei milhares de benefícios no INSS. Atualmente atuo na área de Manutenção de Benefícios e no atendimento ao público. Possuo graduação em Fonoaudiologia e Mestrado em Saúde Pública. Atuei 7 anos como fonoaudióloga. Porém, em 2011 decidi prestar o concurso do INSS e, com 3 meses de estudo em casa, sozinha, consegui a minha tão sonhada aprovação. Decidi criar o Simplifica INSS para ajuda a democratizar o acesso à informação previdenciária e, principalmente, ensinar como solicitar os benefícios e serviços do INSS. Espero ajudar a todos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.